Quando falamos sobre uma gestão eficiente dos serviços de saúde, os desafios são inúmeros e nunca dão trégua, não é mesmo? Dificuldades com atendimento, definição de metas, questões econômicas e vários outras questões são pauta frequente para a gerência de uma unidade clínica/hospitalar.
E mais do que problemas, é preciso pôr em pauta também as soluções para o negócio. O que significa excelência nos serviços de saúde? Como oferecer um bom atendimento beneficia o estabelecimento?
Quer descobrir como oferecer uma experiência mais completa e positiva para o seu paciente/cliente? Então continue a leitura e confira este post! Aqui você vai entender como otimizar os serviços de saúde ofertados e alcançar mais sucesso no negócio. Acompanhe!
Por que um atendimento de excelência nos serviços de saúde é tão importante?
Você sabe, afinal, do que se trata a excelência no atendimento? Significa oferecer um serviço cada vez melhor para o seu paciente, tendo em conta todo o processo e não somente o resultado final.
Em outras palavras, não basta que o médico apenas atenda o paciente com qualidade, prescrevendo o devido tratamento. É necessário que os demais profissionais envolvidos na experiência daquele paciente também busquem oferecer excelência.
Afinal, quando uma pessoa procura ajuda médica, ela certamente precisa passar por toda uma cadeia de vários profissionais até finalmente chegar a etapa de exame ou de realização de uma consulta.
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Não se pode subestimar a importância do atendimento na atração e fidelização dos pacientes, pois isso pode levar a diversos problemas. Entre eles, a ausência de paciente no horário marcado, remarcação de consultas em cima da hora, e muitos outros.
Outro objetivo bem comum em todas as organizações é a melhora da produtividade através da elevação da eficiência. E quando falamos dos serviços de saúde a situação não é diferente.
É importante, especialmente no contexto das instituições de saúde, ter em mente que o aumento da produtividade não pode implicar na perda da qualidade dos serviços oferecidos.
Para alcançar o cenário de maior rendimento individual e coletivo, existem diversas estratégias e medidas que podem ser adotadas para melhorar a gestão. Vamos focar nisto! Confira abaixo as nossas dicas. Vamos lá?
1. Invista na metodologia Lean Healthcare
A metodologia Lean Healthcare, baseada no modelo da Toyota de 1950, pode ser ajudar a alavancar a eficiência e produtividade da clínica ou hospital.
Na década de 50, a gigante japonesa implementou um sistema de produção inovador para a época. Ele investia em: otimização de processos de redução de resíduos, aumento da eficiência da gestão de estoque e melhora do ambiente de trabalho.
Para que o método seja eficiente dentro da instituição é preciso que mudanças culturais e estruturais se feitas. Isso passa pela conscientização de todas as equipes dos diferentes setores e os gestores responsáveis por cada uma delas.
Mas ela se aplica aos serviços de saúde?
O objetivo principal é detectar possíveis problemas e erradicar desperdícios por meio do desenvolvimento e integração dos profissionais da clínica ou do hospital. Além de dar a devida atenção à flexibilidade dos processos, extinguir as atividades que não agregam valor ao funcionamento da instituição e implantar ferramentas tecnológicas, tópico que abordaremos mais a fundo a seguir.
Alguns dos objetivos específicos da Lean Healthcare podem ser:
- Reduzir o tempo que o paciente precisa esperar pelo atendimento;
- Otimizar o uso de equipamentos, realização de exames e a logística para transporte de pacientes;
- Evitar o uso excessivo e desperdício completo de insumos;
- Reduzir a taxa de processamentos inadequados.
2. Mantenha-se fiel aos processos determinados
É impossível progredir sem disciplina! É de fundamental importância que toda a equipe entenda a importância de seguir corretamente todos os processos, a fim de melhorar a qualidade dos serviços de saúde. Afinal, a área é muito complexa e exige esse tipo de dedicação e comprometimento.
Logo, a busca pela combinação de eficiência e qualidade, passa por determinados passos, como:
- Melhora da comunicação interna: o famoso “brainstorm”, que é a compartilhamento de ideias e a troca de experiências são muito importantes para que os processos sejam construídos de forma adequada na unidade;
- Registro dos processos: é indispensável que todos os processos sejam devidamente documentados. Isso permite que os profissionais envolvidos tenham mais acesso, além de garantir mais segurança para as informações;
3. Invista na instalação de tecnologia
É impossível falar sobre melhora na oferta dos serviços de saúde sem citar as ferramentas tecnológicas como uma excelente aposta.
No mercado já existem diversos softwares de gerenciamento que permitem armazenar, catalogar e filtrar dados de pacientes, como prontuários, arquivos e exames. Ainda existem os que auxiliam na administração financeira do seu hospital ou clínica.
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Esse tipo de inovação proporciona a otimização, não apenas do atendimento, mas também na produtividade de toda a equipe. Diminui o tempo de espera e integra os vários processos e setores existentes em uma unidade de saúde.
Viu como os seus serviços de saúde podem ser plenamente otimizados e oferecer uma experiência e resultados melhores para os pacientes? Invista!