A CME, conhecido como O Coração do Hospital, é responsável pelo processamento de produtos para a saúde, um ambiente extremamente complexo, que exige o cumprimento de todas as normas exigidas para que todas as unidades hospitalares tenham sempre que necessário os instrumentais preciso. A equipe do CME deve ser contida por profissionais altamente qualificados e devidamente treinados para assim prestarem um serviço de qualidade.
Apesar de toda legislação rigorosa, ainda assim, acontecem erros, dentre eles são:
– Reutilização de embalagens: Essa é a regra que muitas vezes é negligenciada, embalagens que já foram utilizadas devem ser descartadas, pois é ela quem garante a esterilidade do produto desde o seu processamento até o momento da utilização.
– Reprocessamento inadequado: quando mal feito, pode resultar em outros eventos adversos como irritação de mucosas e tecidos ocasionada por resíduo de desinfetantes nos materiais devido a falha na etapa do enxágue.
– Reutilizar detergente enzimático para diminuir o custo: o detergente é utilizado para dissolução de material orgânico, como por exemplo sangue, secreções e resíduos de tecidos orgânicos. Reutilizar o detergente com o objetivo de diminuição de custo, é um risco, existem formas mais seguras de economizar, como: respeitar sempre a diluição correta, de acordo informado no rótulo do produto, utilizar a quantidade suficiente de água e nunca deixar de fazer as limpezas.
– Perdas e extravios dos itens: Com os avanços tecnológicos, temos a necessidade de ter zelo quanto as transferência dos materiais esterilizados, para evitar perdas e extravios, adotamos o sistema de rastreabilidade, que nos permite controlar e gerar informações para o serviço com maior precisão, reduzindo os riscos.
Essas são algumas falhas que são recorrentes durante a esterilização na CME!
A esteriliza, possui diversas soluções, visando a redução desses custos, como por exemplo: equipe frequentemente treinada, para oferecer o melhor serviço dentro das leis exigidas e o serviço de rastreabilidade de todo o processo e domínio de inventário.
Diante do cenário atual, todo cuidado é pouco!